Cultura

Coisas que não gosto da Coreia

June 22, 2016

 

Aqui, como o título diz, vou falar de coisas que não gosto da Coreia.

Acho um post necessário nesse blog, já que sabemos que nem tudo são flores. E acho importante trazer isso pras pessoas que gostam da Coreia, até pra se preparar um pouquinho quando visitar, assim isso não vai irritar tanto hehehe.

A maioria das coisas eu já sabia que ia encontrar na Coreia e já nao gostava, o que me surpreendeu mais foi o nível dessas coisas. Mas como a gente sabe que nada é perfeito a gente deixa pra lá as coisas ruins, tenta lidar da melhor forma e também tem coisas ruins que incomodam mais e outras menos, em qualquer país.

Algumas coisas me incomodam mais por causa da minha personalidade. Um exemplo, coisas que tiram minha liberdade me deixam muito irritada, e aqui na Coreia, sabemos que muitas vezes a liberdade vai ser tirada sim, por causa da hierarquia principalmente.

A questão da hierarquia na Coreia é realmente forte (vem do confucionismo) e isso faz com que muitos coreanos façam o que não querem, baixem a cabeça muitas vezes e aceitam coisas que não fazem sentido ou que são injustas.

 

Bom, primeiro, a Coreia é sim maravilhosa (pelo menos pra mim) tem muita coisa pra fazer, comer, ver e é linda. Quanto a isso não tenho nada pra reclamar. A Coreia tá no meu coração!!

O problema pra mim mesmo é a sociedade, a pressão social, a hierarquia como já disse, a maneira como se preocupam com a imagem e como gostam de cuidar da vida dos outros.

Então aqui vou falar algumas coisas que ME incomodaram (vale lembrar que isso pode ser de cada um, algumas coisas incomodam mais outras menos e outras nem incomodam dependendo a pessoa).

  • Percebo que os coreanos na maioria das vezes são mal educados, esbarram em você e não pedem desculpa, furam a fila e foda-se.
  • Eles gostam de xingar, por exemplo, estamos andando na rua de boas, conversando, e tem uma tia coreana que quer passar, ela passa xingando chamando a gente de lerdo. Sendo que ela que tava com pressa. Muitas vezes que estou na paulista eu me irrito com a lerdeza das pessoas que saem pra almoçar, andam devagar e eu to com pressa, mas não falo nada porque sei que a loka da pressa sou eu, eles tão normal e não tem regra que tem que andar rápido na rua. (A gente estava numa feira – mercado de rua)
  • Isso também tem muito a ver com a hierarquia, porque os mais velhos se sentem no poder de fazer qualquer coisa, furar fila, empurrar você, xingar você, reclamar do barulho. Outro exemplo foi quando estávamos no refeitório, um lugar super barulhento, e um tio mandou a gente falar mais baixo, oi?.
  • Outra coisa que me irrita muito é o negocio de baixar a cabeça pros mais velhos. Por exemplo, se você está num jantar com professor, alguém mais velho ou de status maior, e você precisa ir embora, nossa, é um drama poder falar que precisa ir, sair antes que o mais velho. Um exemplo foi a minha amiga que estava com o namorado coreano jantando com os professores dele, ela precisava ir mas quando o namorado dela tentava dizer isso o professor começava a falar e ele não tinha coragem de interromper. Ok, tento entender que é a cultura, mas eu fico muito irritada com esse tipo de coisa, que tem que sempre fazer o que os outros querem.
  • Você tem que cuidar tudo o que fala, não pode falar NÃO na maioria das vezes, bom eu falo e os asiáticos se chocam, mas acho que tenho um desconto por ser estrangeira, e claro me aproveito disso, se adaptar a cultura entendo, se adaptar a submissão não, obrigada. Mas claro que tento cuidar um pouco, pra não ser expulsa da escola ou outra coisa kkk.
  • Se o Brasil tá atrasado em questão de tabus e preconceito a Coreia tá muito mais.
  • De todas as que eu menos esperava é ver que o pessoal é meio porco… deixa lixo em todos cantos, jé vi mina cuspindo no chão dentro do prédio das aulas, eles catarram muito mais que brasileiro, saem do banheiro chacoalhando a mão molhada o máximo possível pra molhar tudo mesmo. Coreanas fazem xixi enquanto tomam banho, sendo que o banheiro é comunitario e o xixi escorre no pé de quem tá tomando banho do lado. Isso me surpreendeu porque esperava que fossem mais cuidadosos com isso, com limpeza do lugar que frequentam.
  • A sociedade pressiona muito pra seguir o padrão que eles criaram, cuidam muito da vida dos outros e exigem muito dos outros. Tem muita pressão pros estudantes, , pra passarem em concurso pra ter um emprego estável e trabalhar mais de 14horas por dia. No fim o que eles fazem é sair do trabalho beber muito e gritar no karaokê, pra desestressar. Além de ficar puxando saco de chefe e agradando as pessoas de status mais alto. Não parece que os coreanos fazem bastante o que gostam. E tudo isso faz com que a Coreia seja o país com o maior índice de suicídio. Isso que pretendo ir mais a fundo em outro post.

À medida que eu for lembrando de mais coisas vou atualizando aqui o post, se vocês perguntarem fica mais fácil!

Lembrando também que meu amigo Philip também faz posts sobre as loucuras da cultura coreana no My Blending =D Lá vocês podem ler também sobre namoro, casamento e divórcio com coreanos.

E quem tiver mais comentários sobre o lado ruim da Coreia comentem aqui.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply